(1)

Isaías 55:8-9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Em nossa caminhada, muitas vezes, desanimamos e pensamos até em desistir. Porém, precisamos sempre ter um objetivo em nossa vida, ou seja, aquilo que nos faz levantar e ir adiante. Todos nós temos sonhos de alcançar algo ou nos tornarmos alguma coisa, mas nossos sonhos precisam estar alinhados ao que o Senhor quer para nós.
Na sua opinião, por que é tão importante ouvir a voz de Deus a respeito da Sua vontade para nossas vidas?

(2)

Jeremias 29:11 “Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito! Declara Yahweh, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor.” O que você mais deseja na sua vida? O que Deus tem falado com você sobre aquilo que Ele tem sonhado para você? Casar, ter uma casa própria, ter filhos, cursar uma faculdade, ter um emprego, todas essas coisas são maravilhosas. Porém, aquilo que Deus tem para nós é muito maior que tudo isso. Precisamos entrar em uma atmosfera de fé, ou seja, ter a convicção de que os planos de Deus para nós são muito mais altos que os nossos. Na sua opinião, que atitudes podemos ter para começar a sonhar os sonhos de Deus para nós?

(3)

Em Gênesis 25, podemos ler um pouco sobre a história de Jacó. Sua vida foi recheada de problemas, confusões, traições e enganos. Jacó ficou conhecido como “trapaceiro”. Seu irmão o jurou de morte e Jacó tornou-se fugitivo. Em Gênesis 28:10-19 (Abrir e Ler), Jacó dormiu e teve um sonho. Os sonhos de Deus são incomparáveis e não há nada mais gratificante e maravilhoso do que viver um sonho ou projeto que vem de Deus. Porém, para experimentar essa bênção é preciso duas atitudes essenciais: fé e obediência. Em primeiro lugar, temos que crer que se o sonho é de Deus, Ele é fiel e poderoso para concretizar esse sonho. Depois, temos que ouvir a voz de Deus e obedecer aos seus mandamentos. Na sua opinião, se você obedecer a voz do Senhor em todo tempo, que tipo de futuro lhe aguarda?

(4)

Provérbios 16:3 “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Não podemos traçar planos que não são de Deus para nós. Muitas vezes ficamos presos em determinadas situações, achando que estamos tomando a melhor decisão, quando, na realidade, Deus tem algo muito melhor para nós. Precisamos confiar plenamente no Senhor, pois um sonho de Deus sempre vai edificar nossa vida e nos aproximar do Pai. Algumas vezes não será fácil abrir mão dos nossos sonhos, mas sempre vai valer à pena. Na sua opinião, para viver os sonhos de Deus, o que precisamos fazer com nossos próprios sonhos?

(5)

Rute 1:1-2 “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.”Elimeleque e toda sua família, por conta da necessidade, saíram do lugar que Deus tinha para eles. Depois de um tempo, a esposa de Elimeleque, Noemi, voltou para Belém, sem o marido e os filhos, pois haviam morrido. Pense um pouco: Será que muitas vezes estamos nos movendo por necessidade, abrindo mão daquilo que Deus tem para nós? Quando não confiamos naquilo que Deus tem para nós, poderemos viver consequências difíceis de suportar.

(6)

Gênesis 37:5 e 9 “Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.” José enfrentou coisas muito difíceis, mas por ter sonhado e acreditado nos sonhos alcançou o que Deus tinha planejado para sua vida. A história de José nos ensina que jamais podemos desistir dos sonhos de Deus para nós, mesmo que situações difíceis apareçam. O que você acha que devemos fazer se uma situação tentar impedir a concretização de um sonho de Deus para nós?

(Conclusão)

Efésios 3:20 “Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” Precisamos ouvir a voz de Deus e trabalhar para que os sonhos de Deus se concretizem em nossas vidas. Nunca podemos nos mover pela necessidade, ou seja, mesmo que a situação esteja ruim não podemos abrir mão das promessas de Deus para nós. Devemos deixar o Senhor alinhar os nossos sonhos com os sonhos Dele para nós, pois os sonhos de Deus são maiores que os nossos e sempre valerá a pena viver de acordo com o Seu propósito.

(Palavra da oferta)

Os sonhos de Deus para nós são incomparáveis. Ele quer nos abençoar. Porém, precisamos de fé e obediência. Fé para crer que Ele é fiel para cumprir o que prometeu. Obediência em saber que quando ofertamos o Senhor derrama sobre nós bênçãos sem medidas.