(1)

À imagem de Deus os criou. Em Gênesis 1:27-28 diz "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." Por que Deus colocou uma família no jardim? Por que foi um homem e uma mulher? Por que não foi uma igreja? Porque a família foi a escolha de Deus para ser uma figura de quem Ele é! Todos nós exercemos papeis muito importantes em nossas famílias, papéis de pais, esposo, mãe, esposa, filho e irmão. Não podemos falhar na missão de revelar quem Deus é através da nossa família, pois se isso acontecer teremos consequências terríveis. Na sua opinião, como podemos revelar quem Deus é através da nossa família?

(2)

Em Números 20:2-5 diz "Não havia água para o povo; então, se ajuntaram contra Moisés e contra Arão. E o povo contendeu com Moisés, e disseram: Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o SENHOR! Por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais? E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar, que não é de cereais, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber?" Moisés, quase 40 anos após sair do Egito já havia sido muito paciente com o povo, tendo sido pressionado por diversas vezes, mas o que um homem de Deus deve fazer sob pressão? Em Números 20:6 diz "Então, Moisés e Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do SENHOR lhes apareceu." Em muitos momentos, inclusive em nossa família, vamos viver momentos de pressão, neste caso precisamos nos humilhar perante o Senhor. Na sua opinião, qual seria a melhor forma de lidarmos com momentos difíceis em nossas vidas?

(3)

Números 20:7-12 (Abrir e Ler). Por que Moisés não entrou na terra prometida? Algumas teorias surgem para tentar explicar o motivo. 1) Moisés desobedeceu. A desobediência é algo muito séria, mas a Bíblia deixa muito claro que esse não foi o motivo. 2) A rocha era Cristo. 1Coríntios 10:1-4 (Abrir e Ler). De acordo com o que acabamos de ler, esta teoria torna-se muito forte, mas ainda não seria o real motivo. 3) Moisés e Arão queriam o mérito por tirar água da rocha, como se não tivesse sido Deus. Porém, Deus foi quem disse que Moisés tiraria água da Rocha, então, qual foi o erro que Moisés cometeu diante do povo? Em Números 20:12 diz "Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este". Na sua opinião, por que é tão importante estarmos atento ao que Deus nos orienta fazer?

(4)

"Santificardes" no hebraico é "Qadash", que quer dizer: consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser separado, apresentar-se sagrado ou majestoso. Deus quis se revelar ao homem através da sua bondade Em Êxodo 33: 18-19 diz "Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer." E em Êxodo 34:6-7 diz "E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!" O grande erro de Moisésfoi não ter santificado a Deus diante do povo, ou seja, ele não representou bem a Deus. Passando uma imagem incorreta de quem Deus é. Que atitudes você acha que Moisés poderia ter tido para santificar a Deus diante do povo?

(5)

Em Salmos 106:32-33 diz "Depois, o indignaram nas águas de Meribá, e, por causa deles, sucedeu mal a Moisés, pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente" e em Números 20:13 diz "São estas as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e o SENHOR se santificou neles." Mesmo Moisés não santificando a Deus, Ele mesmo santificou-se diante do povo. Em outras palavras, é como Deus tivesse dito: "mesmo vocês tendo demonstrado um Deus irado, Eu dei água para o povo beber, manifestando, assim, a Minha santidade e bondade." De que forma você acha que podemos representar bem o Senhor para as pessoas ao nosso redor?

(Conclusão)

Por que não vivemos uma vida abundante na família? Porque não representamos bem a Deus. Quando temos que amar como maridos, não amamos, quando temos que obedecer como a Jesus, não obedecemos, quando temos que ser submissos e bondosos, não somos. A terra prometida representa uma vida abundante nesta terra, visto que no céu não teremos que derrubar gigantes. Moisés não entrou na terra prometida porque não representou bem a Deus, desta forma precisamos nos arrepender de não representar bem a Deus como família e assim poderemos viver as promessas que Deus têm para nós.

(Palavra da Oferta)

Um dos valores essenciais do Ministério Casa do Pai é uma generosidade extravagante. É assim que nós somos. Parte da nossa visão é alcançar a todos com o poder do evangelho. Para isso, estamos investindo centenas de milhares de reais ao redor do mundo, para alcançar a todos com o poder do evangelho. Na África, através do Pastor Rafael Zimmermann o evangelho de Cristo não cessa de ser anunciado e, estruturalmente, a igreja está ganhado novos espaços para as realizações das reuniões. Estamos nos referindo ao mais novo salão que em breve será inaugurado. Temos, todos os meses, investido na Igreja que se reúne na África. Contribuindo, assim, para a realização desses projetos.