(1)

Na última semana falamos sobre desistir da sabedoria humana, trocar o centro de respostas e aceitar a soberania de Deus. Falamos sobre Salmos 23, que o nosso pastor é quem nos faz repousar em pastos verdejantes e leva-nos para junto das águas de descanso. Esse descanso é um lugar onde nossa alma está bem, tranquila e em paz.
Na sua opinião, como podemos alcançar esse lugar de descanso?

(2)

1) O evangelho é impossível para mim. É impossível vivenciarmos as promessas do evangelho na nossa própria força. Gideão é uma figura que demonstra isso muito bem. Sua história está em Juízes 6 e 7. Gideão era o menor da menor família da tribo de Manassés. Quando trinta mil homens se ajuntaram com Gideão o Senhor disse: Juízes 7:2" Disse o SENHOR a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou." Por conta disso, o Senhor fez com que apenas trezentos homens ficassem com Gideão, armados com uma trombeta, uma tocha e um cântaro. Juízes 7:12 "Os midianitas, os amalequitas e todos os povos do Oriente cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar." O exército de Gideão tinha que enfrentar um exército muito numeroso e bem armado. Na sua opinião, qual foi o segredo para Gideão vencer essa batalha?

(3)

Aos nossos olhos, um exército de 300 homens armados com trombeta, tocha e cántaro, jamais seria capaz de vencer uma batalha. Porém, Gideão confiou no Senhor e, através do poder de Deus, a batalha foi vencida. Quando o Senhor faz em nós e através de nós aquilo que sabemos que não poderíamos fazer sem Ele, o nosso relacionamento com o Senhor cresce e Ele recebe a glória. Filipenses 2:13 “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." Quais atitudes você acha que nos levarão a vencer todas as situações difíceis em nossa vida?

(4)

II Coríntios 12:9-10 “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” O Senhor escolheu o menor dos homens da tribo de Manassés e, juntamente com ele, um exército fraco e desarmado para realizar o impossível. Através de situações como essa, Deus mostra que sem Ele somos incapazes e que seu poder se manifesta na nossa fraqueza. Na sua opinião, como conseguimos a força que tanto precisamos para enfrentar circunstâncias, aparentemente, impossíveis de serem resolvidas?

(5)

Gálatas 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Em qualquer situação, na qual nossa capacidade se torna insignificante, Deus se revela completamente forte em nossa vida. Assim, uma maneira de encontrar o lugar de descanso é entender que quando o Senhor nos chama para viver o Evangelho, Ele não está nos convidando a fazer o impossível, mas a fazer o simples enquanto Ele faz o impossível.

(5)

2) Preciso trocar meu centro de formação. Algumas pessoas vivem em guerra porque querem conservar tanto o homem espiritual quanto o homem carnal. Salmos 101:1-4 (Abrir e ler). O salmista sabia que aquilo que colocamos diante dos nossos olhos, nos influencia diretamente. Então, ele conhecia a importância de se guardar. Salmos 1:1 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Precisamos lembrar que aquilo que nos alimenta é o que nos forma. Por conta disso, precisamos mudar aquilo que tem nos alimentado e nos permitir sermos formados pelo Senhor e não pelas coisas desse mundo. Na sua opinião, como o mundo tem formado as pessoas? E de que precisamos nos alimentar para que a vontade de Deus se cumpra em nós?

(Conclusão)

I Coríntios 2:14-16 (Abrir e Ler). Em Atos 12, Pedro estava para ser morto por Herodes. Apesar de estar preso e prestes a morrer, ele, simplesmente, estava dormindo quando o anjo veio livrá-lo. Quando Estêvão estava sendo apedrejado, em Atos 7, sua preocupação não estava em si, pois seus olhos estavam no Senhor Jesus. Esses homens estavam desfrutando de paz em momentos absurdamente difíceis. Devemos acreditar nas promessas do Senhor acima de todas as coisas, deixar que Ele nos forme e nunca confiar na força do nosso próprio braço. Assim, encontraremos o lugar de descanso, independente das circunstâncias ao nosso redor.

(Palavra da oferta)

Não devemos andar ansiosos. O Senhor sabe daquilo que ´precisamos. Não devemos depositar no dinheiro a nossa confiança, mas somente no Senhor.