(1)

Uma marca de todo valente é a perseverança. A perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Todos nós perseveramos em alguma coisa. Alguns estão perseverando nos vícios, outros em tratarem suas esposas com grosserias e muitas esposas estão perseverando em serem rixosas. Apesar das angústias e acusações da própria consciência, muitos estão lutando bravamente e perseverando em ficar longe do Senhor, por mais que esse tipo de atitude traga bastante sofrimentos.
Na sua opinião, em que devemos perseverar para manter uma vida que agrada ao Senhor? 1

(2)

O que a perseverança tem a ver com a vida e a vontade de Deus?
Apocalipse 2:10 “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. ” Mateus 10:22 “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. ” Perseverar tem tudo a ver com a vontade de Deus para nós. Assim, jamais poderemos viver a vida de Deus sem perseverança. Mateus 24:12-13 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. ” Se independente das dificuldades e perseguições, continuarmos a perseverar em viver a vida de Deus, qual recompensa nos estar reservada?

(3)

II Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder.” Poder para mudar a nossa mente, para transformar e sermos transformados. II Timóteo 4:6-7 “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. ” Você já imaginou chegar no final da sua vida sabendo que fez tudo o que podia para agradar ao Senhor? Isso só acontecerá conosco se, a partir de hoje, decidirmos perseverar. O Apóstolo Paulo completou a sua carreira. Ele levou o Evangelho ao perdido e muitos foram salvos. Como você quer estar na sua caminhada com o Senhor nos últimos dias da sua vida? Quais convicções você quer que estejam fortes dentro de você?

(4)

No que a igreja primitiva perseverava?
Os irmãos se convertiam, recebiam o Espírito Santo e já aprendiam a perseverar. Atos 2:41-42 “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. ” Devemos perseverar em obedecer a Bíblia. Aquilo que a Palavra diz para fazermos, devemos fazer prontamente. O inimigo vai fazer de tudo para que não tenhamos comunhão com nossos irmãos, pois a grande verdade é que determinadas coisas só acontecerão nas nossas vidas, através da vida de outra pessoa. Na sua opinião, por que pessoas que perseveram naquilo que Deus ensina serão poderosamente usadas por Deus?

(5)

Homens perseverantes foram tremendamente usados por Deus e marcaram a história.
IISamuel 23:9-10 (Abrir e Ler). Eleazar lutou com tanta perseverança que derrotou os inimigos do seu povo. Outro homem chamado Desmond T. Doss foi condecorado com a Medalha de Honra do Congresso Americano pelo presidente Harry Truman em 1945, após salvar sozinho a vida de mais de 75 de seus companheiros, durante a batalha de Okinawa (Japão). Qual história você gostaria de escrever para ser lembrada pelos seus familiares e as demais pessoas?

(Conclusão)

II Timóteo 4:8 “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” Um dia o Seu Rei estará diante de você. Pela sua perseverança Ele vai colocar uma coroa na sua cabeça. Deus nos chamou para perseverarmos, como Jesus perseverou até o fim. Qual história ao seu respeito será contada? Devemos nos esforçar em servir ao Senhor, assim seremos salvos e viveremos com Ele para todo sempre.

(Palavra da oferta)

Jesus foi perseverante e fiel até o fim. Devemos perseverar no partir do pão como a igreja primitiva. Com o coração de dividir e partilhar devemos ofertar ao Senhor.