(1)

Honra é um princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade. Consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos, morais; privilégio. Nós temos um instinto natural de reconhecer uma pessoa honrada, assim como de desprezar as desonradas. Existem pessoas que fizeram grandes feitos, porém não são reconhecidos mundialmente como heróis. Então, não são apenas as grandes coisas que determinam um valente. Pessoas que sobem na vida pisando em outras acabam caindo no desprezo de todos.
Na sua opinião, quais características podem definir uma pessoa digna de ser honrada?

(2)

Efésios 6:2 “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; ” Você gostaria de começar um novo tempo na sua vida? Honre, pois a honra tem o poder de iniciar. Efésios 6:3 “para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. ” A honra é a semente da longevidade. Quando honramos, por exemplo, nosso conjugue, nossos pais, temos longevidade no nosso casamento e no relacionamento com nossa família. I Samuel 2:30 “Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.” Esse versículo de I Samuel, nos mostra o quanto devemos ter a prática de honrar ao Senhor, nosso Deus, em todos os momentos da nossa vida. A honra é algo muito forte. Na sua opinião, que atitudes práticas podem nos levar a sermos homens e mulheres de honra?

(3)

Davi tem sido reconhecido por milhares de anos pela forma como honrou a Saul. Ele teve várias oportunidades de matar Saul, mas não o fez, pois preferiu honrá-lo. Davi reconheceu que a unção de Deus sobre a vida de Saul fazia a diferença. Davi foi um homem de honra. Se estivéssemos no lugar de Davi, ou seja, tendo a oportunidade de retribuir todo o mal que alguém nos fez, o que você acha que muitos de nós faríamos?

(4)

Existem três coisas que devemos honrar. 1) A Família. Como falamos, a honra tem o poder de iniciar, e é a semente da longevidade. Porém, filhos não tem honrado seus pais, e conjugues não tem honrado um ao outro. Nas nossas casas, muitas vezes, o que predomina é a desonra, a falta de paciência e as grosserias. Devemos reconhecer o valor que o outro tem e também aquilo que o outro faz. Que atitudes práticas podemos ter para eliminar a desonra dentro das nossas próprias casas?

(5)

2) O nosso Senhor Jesus. Isaías 53:3-7 e Filipenses 2:5-8 (Abrir e ler). Temos um sistema de alto defesa de revidar quando alguém nos faz algum mal. Porém, Jesus se humilhou e suportou todas as coisas, deixando esse exemplo para nós. Quando temos atitudes diferentes do amor e da humildade, estamos desonrando o Senhor. Na sua opinião, por que Jesus é digno de toda honra? O que podemos fazer para dar a Ele a honra devida?

(6)

3) A história da Igreja. Hebreus 11:36-38 e Apocalipse 12:11 (Abrir e Ler). Para que nós estivéssemos aqui hoje, muitas pessoas se sacrificaram. Homens foram perseguidos, apedrejados, pagando um preço com a própria vida. Foi assim que a Bíblia foi escrita, e devemos honrar isso. Na sua opinião, de que forma poderíamos honrar tanto sacrifício feito para que o Evangelho chegasse até nós?

(Conclusão)

Se quisermos ser um valente diante de Deus, uma marca que devemos carregar é a honra. Devemos honrar nosso Deus, nossa família e a história da Igreja que foi escrita por homens que não amaram a sua própria vida, para que hoje estivéssemos aqui. Devemos honrar o que o Senhor nos chamou para ser. Honra é uma decisão, por isso hoje devemos lutar essa guerra e nos tornarmos valentes de honra.

(Palavra da oferta)

Homens, mesmo em face da morte, não amaram a sua própria vida. Eles aprenderam honrar o Senhor com tudo o que eles eram e com tudo que tinham. Assim, devemos honrar ao Senhor com tudo o que somos e com o que temos. Ofertar e dizimar é uma forma de honrarmos ao Senhor.