Na primeira ministração dessa série aprendemos sobre a perseverança. Além dos exemplos bíblicos, vimos o exemplo de Desmond Doss, o soldado que lutou sem armas para salvar quase cem combatentes na batalha de Okinawa, Japão. Aprendemos então que o prêmio do Senhor é para quem perseverar até o FIM. Na segunda ministração, aprendemos sobre a resiliência, ou seja, a capacidade de voltar ao estado original depois de passar por uma situação muito difícil. Na terceira ministração, aprendemos sobre aquela honra que não deixa a história se perder, que não deixa que os sacrifícios dos nossos antepassados sejam em vão. Devemos honrar o que Jesus fez, o que os apóstolos fizeram e que os missionários passaram para que hoje estivéssemos aqui. O que você acha que poderíamos fazer para adquirir essas marcas de um valente?
(2)“Aquele que não tem uma causa pelo que morrer, não tem uma razão para viver”. Todo valente é reconhecido pela causa, por isso essa é uma das principais marcas de um valente. Sobreviver é instintivo, qualquer animal o faz. Porém, só aquele que tem uma causa pode desfrutar da vida. Heróis ou valentes são lembrados pela causa pela qual lutaram. Hebreus 11:33-40(Abrir e Ler). O texto fala sobre homens que o mundo não era digno. Se nos tornarmos cristãos verdadeiros, passaremos a viver um outro padrão de vida totalmente diferente do mundo. Por qual causa você estaria disposto a lutar para ser lembrado no final da sua vida?
(3)Abraão foi um homem fiel, mas não viu as famílias benditas nele, nem a nação de Israel. Os profetas foram torturados por liberarem promessas que eles nunca viram se cumprir. O apóstolo Paulo deu a sua vida sem ter ideia do que suas epístolas fariam conosco. Na realidade, parece que o Senhor estava o tempo todo mirando em nós. Ele fez tudo e colocou tudo em nossas mãos, por exemplo, as cartas dos profetas e as epístolas de Paulo. Qual o motivo de tudo isso? Para que toda terra se encha do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar. Na sua opinião, o que podemos fazer para que toda a terra se encha do conhecimento do Senhor?
(4)Isaías 11:9-10(Abrir e Ler). Nós somente conhecemos alguém ou algo se nos for apresentado. Então, como a terra se encherá do conhecimento do Senhor? Quando apresentarmos o Senhor aos moradores da terra, através da pregação do Evangelho. Essa é a razão da existência da Igreja na terra, ou seja, essa é a nossa missão, a nossa CAUSA. Marcos 16:14-18 “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. ” Para que os sinais do Senhor nos acompanhem, o que você acha que precisamos fazer?
(5)Jesus repreendeu a incredulidade e os mandou pregar.
Após repreender a incredulidade dos discípulos, a maioria de nós concordaria se Jesus falasse que eles não podiam pregar. Porém, mesmo repreendendo a incredulidade deles Jesus os mandou pregar. Talvez, essas fossem as 3 razões que explicariam a atitude de Jesus: A) Jesus ainda não tinha enviado o Espírito Santo e quando Ele fizesse isso, tudo mudaria. B) II Timóteo 4:1-2Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. ” C) quanto mais estamos com o Senhor, mais queremos estar. George Muller fala a seguinte frase: ‘O caminho para se obter um espírito de oração é continuar orando. Quanto menos orarmos, menos desejo teremos de orar.’ Se o inimigo tentar nos impedir de pregar o Evangelho através do medo, do desânimo, da falta de fé e etc, como você acha que devemos reagir?
Mostrou as consequências da pregação e garantiu poder. a) quem crer e for batizado será salvo. Você consegue pensar em uma consequência mais poderosa do que essa? Mudar a eternidade das pessoas? b) “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. ” Não veremos essas manifestações do poder de Deus para depois pregar, só poderemos vê-las enquanto pregamos. Não podemos deixar nada nos impedir de pregar o Evangelho.
(7)Jesus não nos deixou outra missão, outra causa. “Por que alguém deveria ouvir do evangelho duas vezes, quando há pessoas que não ouviram nenhuma vez”. – Oswald Smith. O motivo do inimigo colocar tantas distrações diante de nós é para que a obra do Senhor pare. Neemias 6:3-4(Abrir e Ler). Você sabia que quando você está desencorajado, você desencoraja outras pessoas? Você sabia que a sua coragem sempre vai encorajar outras pessoas? Estamos fazendo uma grande obra, não podemos parar.
(Conclusão)Precisamos encher Fortaleza do conhecimento do Senhor através da pregação do Evangelho. Essa é a causa para qual fomos criados. Através das nossas vidas rios de águas vivas fluirão e pessoas conheceram a Salvação. Como valentes, precisamos lutar pela nossa causa para ver a terra se encher do conhecimento da Glória do Senhor assim como as águas cobrem o mar.
(Palavra da oferta)Por que você está aqui hoje? Por que você dizima e oferta? Qual é a causa por trás disso? Toda a estrutura da igreja e vários missionários ao redor do mundo são sustentados pela oferta que você deposita no altar. Tudo isso é para que a terra se encha do conhecimento da Glória de Deus.