(1)

Em Isaías 61:1-3 diz: "O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória." Somos uma árvore de justiça, criados para o louvor da Sua Glória, por isso precisamos ter raízes profundas na Palavra do Senhor. Na sua opinião, quais atitudes podem nos levar a sermos mais profundos na Palavra do Senhor?

(2)

A árvore possui muitas funções, porém uma das principais é a fotossíntese. De uma maneira simples, a fotossíntese é o processo através do qual as árvores transformam o gás carbônico em oxigênio. Assim, a árvore capta a água através das raízes, capta o gás carbônico e a luz solar através das folhas. Realiza um processo que produz glicose para alimento próprio e libera o oxigênio para a atmosfera. Podemos dizer que somos as árvores; o gás carbônico é toda morte que o pecado produz; a água é o Espírito Santo e a Palavra e o sol é Jesus (o sol da Justiça). Como podemos aplicar isso em nossas vidas? Devemos nos alimentar muito de Deus e ir ao perdido apresentar Jesus para que sua alma não pereça nos seus pecados. De que forma você acha que podemos livrar uma pessoa da morte que o pecado produz?

(3)

Qual seria o pior cenário para uma árvore? Um deserto, lugar sem água, no qual o solo não apresenta nutrientes e não há plantas para reter humidade, pois é um ambiente seco e inóspito. Sendo este o pior cenário para uma árvore. A Bíblia diz que o homem que é cheio de autoconfiança e autossuficiência é maldito como uma árvore no deserto. Em Jeremias 17:5 diz: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" Muitas pessoas fazem uma interpretação errônea desse texto, afirmando que não podemos confiar em outra pessoa, todavia, não é isso que o texto está querendo dizer. A palavra "homem", que vem primeiro, no original, refere-se a geber 1) homem, homem forte, guerreiro (enfatizando força ou habilidade para lutar); e a que vem logo depois, no original, refere-se a adam 1) homem, humanidade (designação da espécie humana) 1a) homem, ser humano 1b) homem (como indivíduo). Com isso, maldito é o homem forte na sua própria força, que confia na sua humanidade e na sua força, afastando o coração do Senhor. Se dessa forma procedermos, teremos uma triste recompensa, como a Bíblia fala em Jeremias 17:6: "Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável." Na sua opinião, qual o motivo de tantas vezes decidirmos confiar na nossa própria força, deixando os conselhos de Deus em segundo plano?

(4)

Salmos 127:1-2 (Abrir e Ler). Em outras palavras, GASTE MENOS TEMPO COM SUAS IDEIAS E PROCURE OUVIR AS IDEIAS DE DEUS. Precisamos confiar que o Pai sempre sabe o que é melhor para nós. Muitas pessoas e, até mesmo, líderes cristãos não vivem uma vida de constante crescimento, porque confiam demais em si mesmos. Quais atitudes você acha que podem revelar que uma pessoa confia completamente em Deus?

(5)

Três características de uma pessoa autossuficiente: 1) Falta de oração específica e tempo a sós com Deus. 2) Falta de conselho, comunhão e discipulado. Algumas pessoas buscam conselho, porém não fazem nada para seguir o conselho que foi dado. Precisamos saber que na multidão de conselhos habita a sabedoria. Uma pessoa autossuficiente não valoriza a comunhão. 3) Falta de leitura e estudo da palavra. Uma pessoa autossuficiente não percebe que a maior parte daquilo que ela precisa saber já está escrito na Bíblia. Na sua opinião, que destino estaria reservado para uma pessoa autossuficiente?

(6)

Jeremias 17:7-8 (Abrir e ler). Três características de uma pessoa dependente de Deus: 1) Tempo a sós com Deus e orações específicas. É muito importante orarmos especificamente por algo, pois quando vemos nossas orações respondidas, nossa fé cresce. 2) Mantem comunhão, não abre mão do discipulado e sempre pede muito conselho. Não podemos nos afastar do corpo, pois se assim fizermos, estaremos afastando o Cabeça que é Cristo. Se tivermos comunhão todos os dias com os irmãos, seremos mais fortes. Deus trabalha em nossas vidas através do conselho, por isso precisamos desejar ser ensinados. 3) Ler a palavra com disciplina e investe tempo estudando. Reflita um pouco: Essas três características se aplicam na sua vida? Você tem sido uma pessoa que pede conselhos e faz aquilo que foi aconselhado?

(Conclusão)

Jeremias 17:9-10 (Abrir e Ler). A autossuficiência sempre quer entrar em nossas vidas sem pedir licença. Temos que tomar muito cuidado para não sermos enganados pelo nosso próprio coração, ele sempre precisa estar nas mãos do Senhor. Fazendo isso, manteremos uma vida de confiança em Deus de tal forma que muitas coisas podem até mudar, porém permaneceremos firmes e inabaláveis.

(Palavra da Oferta)

Um dos valores essenciais do Ministério Casa do Pai é uma generosidade extravagante. É assim que nós somos. Parte da nossa visão é alcançar a todos com o poder do evangelho. Para isso, estamos investindo centenas de milhares de reais ao redor do mundo, para alcançar a todos com o poder do evangelho. Na África, por exemplo, o pastor Rafael compartilhou o seguinte: "Deus manifestou Seu grande poder libertando vidas aprisionadas em cadeias de iniquidades e feitiçarias já começamos a ouvir testemunhos de curas e libertação. Um desses testemunhos é o de Tucha, que esteve morta por cerca de 30 minutos. Levantamos um clamor a Deus e Tucha voltou a vida." Através das ofertas que todos os meses o Ministério Casa do Pai envia à África, a obra do Senhor cresce e podemos participar de poderosos testemunhos como esse.